Logo Microsoft WebMatrix Ícone

Microsoft WebMatrix Versão Beta 2 Gratuito

88 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em: 08/10/2010 Microsoft
20K
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Comentar
+5 Comentários
  • Foto de JaquisonLuis
    JaquisonLuis 14 de abril de 2011 - 08:12
    10
    Nota Excelente!
    Apesar do WebMatrix ainda está em fase BETA o software já proporciona uma forma simples e prática de construir aplicações web. Com certeza esse é um software que tem uma interface limpa, bonita, acima de tudo é Grátis! Muito fácil de usar mesmo estando em inglês, não demora muito pra sair em PT-BR com certeza essa ferramenta segue os traços da nova geração de softwares desenvolvida pela gigante Microsoft. A aplicação apesar de ser beta já tem todo um suporte, no site MSDN. Com ele você faz a instalação online ou off-line do seu CMS, Blog, e-commerce, Fórum, etc. Podendo editar, criar, usando as ferramentas do próprio genciador CMS ou no próprio editor de código do WebMatrix! O software é sem duvida um grande aliado para quem trabalhar com desenvolvimento usando cms como joomla, wordpress, Drumpal entre outros! Mais tudo por mais Simples que seja! Sempre exige um mínimo de conhecimento Então é sempre bom estudar artigos de introdução. Microsoft parabéns

Descrição

Ana Paula Pereira
Ferramenta da Microsoft para criação de sites que integra Servidor web, base de dados e framework

O Microsoft WebMatrix é uma ferramenta para o Windows que integra um Servidor web, uma base de dados e um framework para programação em uma única ferramenta. O objetivo deste programa é fornecer tudo o que alguém precisa para a construção de páginas da internet utilizando o sistema operacional Windows.

Após o download e ao executar o arquivo armazenado, é iniciado um gerenciador para instalar os componentes necessários para o funcionamento do Microsoft WebMatrix em seu computador. O processo pode levar um tempo considerável, e pode ser acompanhada a evolução das instalações na própria interface do instalador.

O programa inclui o IIS Developer Express (um Servidor web para desenvolvimento), o framework ASP.NET e o SQL Server Compact (uma base de dados integrada). A ideia principal do programa é possibilitar que mesmo pessoas com pouca experiência consigam desenvolver um site (codificando e testando) sem ter que se preocupar com a configurar um Servidor web, gerenciar um banco de dados e aprender uma série de conceitos.

Instalação

Após o download e ao executar o arquivo armazenado, é iniciado um gerenciador para instalar os componentes necessários para o funcionamento do Microsoft WebMatrix em seu computador. O processo pode levar um tempo considerável, e  a evolução das instalações pode ser acompanhada na própria interface do instalador.

Como um primeiro passo, são instalados apenas os itens e os programas necessários para o funcionamento do Microsoft WebMatrix. Então, o instalador solicita que você o finalize para concluir o processo. Embora pareça que a instalação está concluída, é necessário abri-lo novamente para instalar o aplicativo em si.

Observe que ele exibe uma lista de programas disponíveis para a instalação. Localize o Microsoft WebMatrix Beta 2 nela e marque a caixa ao lado da opção. Então basta seguir os passos do instalador normalmente. Ao final ele estará devidamente instalado.

Observações importantes

Embora a versão anterior do programa realizasse sua instalação sem necessariamente exigir o Microsoft .NET Framework 4, agora ele é necessário para o funcionamento do Microsoft WebMatrix. Em alguns casos, é possível que o instalador permita que você efetue o processo mesmo que não tenha algum dos outros pré-requisitos solicitados, entretanto a falta do .NET 4 faz com que o processo sequer seja iniciado.

Outro componente importante é que caso você tenha o Visual Studio 2008, é necessário instalar o SP1 dele para conseguir instalar o Microsoft WebMatrix.

Interface e funções

A interface do programa é bem simples, lembrando, de certa forma, editores para páginas da internet que fornecem “templates” (modelos) para a construção. A página inicial da ferramenta possui três opções de criação de websites para você escolher: “Site from web gallery”, “Site from template” e “Site from folder”.

Além disso, há um ícone chamado “My Sites” que é o local no qual ficam armazenados os projetos montados anteriormente, com a opção de um “mini editor” para alterações e visualização. A opção “Site from web gallery” traz vinte e seis opções de modelos fornecidos por terceiros e disponíveis de forma gratuita na internet.

Os modelos estão organizados em sete categorias (blogs, CMS, eCommerce, forums, galleries, tools e wiki). Entre eles você encontra ferramentas bem conhecidas como o WordPress, Moodle e Acquia Drupal. A opção “Site from template” fornece cinco “templates” próprios do programa para você utilizar na criação de seu site.

Tela inicial do programa

Os modelos desta categoria são “Empty site” (página em branco), “Starter site” (site inicial), “Bakery” (padaria ou confeitaria), “Link directory” (árvore de diretório) ou “Photo gallery” (galeria de imagens). A última categoria, “Site from folder” permite que você carregue um arquivo de página da internet pré-existente em seu computador.

Ao escolher um dos modelos na opção de “Web gallery” é possível que o programa solicite a instalação de uma ferramenta adicional (como o “MySQL”) caso ela não esteja presente em seu computador. Basta confirmar a operação e o próprio Microsoft WebMatrix encarrega-se de buscar o arquivo e efetuar a instalação.

O tempo da instalação pode demorar alguns minutos e o andamento da operação pode ser acompanhado pela interface do programa. Após escolher um dos modelos disponíveis, independente da categoria, o programa inicia o editor para você começar as alterações.

ASP.NET Web Pages

Você também pode instalar pacotes que são componentes que encapsulam funções para o ASP.NET Web Pages. Desta forma, algumas das funções disponíveis estarão incluídas nas bibliotecas do Microsoft WebMatrix, para auxiliar os desenvolvedores dispondo de opções e um suporte ainda maior na construção de páginas da internet.

Nossa Opinião sobre o Microsoft WebMatrix

O Microsoft WebMatrix é uma ferramenta que, de certa forma, a interface lembra editores online de programas para criação de blogs. A usabilidade do programa é bem intuitiva, contando com instruções na tela sobre funções e possibilidade de “clicar e arrastar” arquivos em algumas situações.

Ele conta com várias opções de modelos, inclusive alguns bem conhecidos, o que pode trazer certa familiaridade para usuários que já trabalharam com tais ferramentas. Além disso, o próprio programa encarrega-se das configurações de servidor e banco de dados, inclusive eventuais instalações de ferramentas adicionais necessárias para desenvolver alguma das funções disponíveis.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável;
  • Editor integrado;
  • Database integrada;

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.
0 10
Avaliar Produto 0

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Comentários sobre o Microsoft WebMatrix

+5 Comentários
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!